Como se diz pão em...

...Português: Pão; ...Inglês: Bread; ...Holandês: Brood; ...Italiano: Pane; ...Espanhol: Pan; ..Francês: Pain; ...Grego: ψωμί; ...Russo: хлеб,... Alemão: Brot; . ... Sueco:

domingo, 21 de dezembro de 2008

O jantar de Natal de 2 bloggistas...

Dois dos distintos assinantes deste blog muito comestível resolveram, como já é habitual em todos os Natais, fazer um jantar de Natal. Serei eu um deles? Hum...

Este ano foi diferente: teve reportagem apurada. Aqui vos deixamos reflexos dessa noite.


Verifiquem na primeira foto os elementos pão e vinho. O primeiro trata-se de um exemplar eléctrico já muito famoso e sempre gostoso (é devido a este que me permitem publicar aqui "ceninhas"). O segundo elemento é o vinho de Colares. Para quem não se situa, Colares fica pertinho de Sintra. É lindo de se ver e também de se beber com prazer. Foi colhido precisamente lá, na Adega Regional de Colares, para onde vão todas as uvas daquela pequena região demarcada. A foto seguinte foi tirada mais de perto da garrafa.


Vou-vos transcrever o que dizia no rótulo traseiro da mesma:

Demarcada em 1908, a região de Colares ainda hoje produz as suas uvas sem recorrer aos porta-enxertos americanos. Em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais, nas manchas de areia de duna, entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico, encontram-se as pequenas vinhas trabalhadas artesanalmente. A casta predominante neste admirável vinho é a 'Malvasia de Colares', a qual, juntamente com o tipo de solo e o sistema de condução das videiras, origina um produto exclusivo desta Região Demarcada. Deve ser servido fresco e acompanhar preferencialmente pratos de peixe. Foram produzidos 4800 garrafas, cabendo esta o n.º 1296.

Ora precisamente, que melhor peixe que um riquissimo bacalhau com todos para acompanhar com tão distinta pinga! Podem verificar na foto seguinte o que acabo de escrever.
O Bacalhau trouxe um amigo: o polvo. Simpático... e regado com molho quente, feito com azeite de Moura e alhos de Mondim de Basto.

Acabadas as tertúlias do bacalhau vieram os doces. Ora vejam...


Em primeiro plano está um pudim de laranja que quem o come nunca mais o esquece.

E por fim, um café à maneira, de balão (deu-se folga à Nespresso), acompanhado de uma fatia de bolo rei da padaria de Dume ou de uma telha (ver a foto seguinte, ao lado da máquina do café), da pastelaria VilaVerdense (experimentem... já são famosas em Évora).



Para a reportagem ficar completa falta dizer que foram utilizados instrumentos da casa CARDONA da Covilhã. Boas recordações...

A todos umas Boas Festas.

8 comentários:

Karla disse...

Hum hum rico jantar sim senhor e muito bem feita a reportagem :D

beijinhos

sushibaby disse...

Até já tenho água na boca...

Gourmandisebrasil disse...

esta forma de tirar café é minha preferida! A mais charmosa!
bjo.

ameixa seca disse...

Que bela mesa :) Um jantar bem regado é sempre uma maravilha!!!

virtual chef disse...

Feliz Natal! ... E que a alegria das festas e as boas receitas se repitam todos os dias do Ano Novo.

Virtual Chef

Reflexos disse...

Seja bem vindo Montélio.
Gostei muito do jantar e da companhia, claro...

Mãe Sandra disse...

Que maravilha de jantar, nham, nham :))

Passei te desejar um Feliz e Santo Natal, com muito Amor, Paz e Saúde :)

Um beijinho.

Manuela © disse...

Belo jantar :)

Continuação e Boas Festas e um Feliz Ano Novo!