Como se diz pão em...

...Português: Pão; ...Inglês: Bread; ...Holandês: Brood; ...Italiano: Pane; ...Espanhol: Pan; ..Francês: Pain; ...Grego: ψωμί; ...Russo: хлеб,... Alemão: Brot; . ... Sueco:

sábado, 18 de outubro de 2008

Óleo Usado

Sabiam que se deitarem o óleo usado no lava louças, para além de danificar a canalização, aumenta em milhares de euros o custo do tratamento das águas?

Pois, que fazer?

Se vivem em Braga, Póvoa de Lanhoso, Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho ou Vila Verde, podem levantar na Braval, empresa de tratamento de resíduos, o vosso Oleão.

Da notícia da página da Braval, podem ver que é fácil:

A Braval iniciou, no passado mês de Abril, a distribuição de óleões à população (5L) e a estabelecimentos de maior dimensão, com contentores de 30L (restaurantes, cafés, escolas, cantinas, juntas de freguesia)

Foram já realizadas várias campanhas de rua, os interessados poderão levantar também os óleões, nas instalações da Braval, na Serra do Carvalho, a qualquer hora, mediante o preenchimento de uma ficha de cliente.

Depois de cheio, a troca do oleão, pode ser solicitada pelo N.º Verde Grátis 800 220 639.

Com este projecto em funcionamento, o óleo alimentar usado será recolhido e levado par uma unidade de valorização, será tratado de modo a poder ser utilizado como matéria–prima e para o fabrico de biocombustível.

Esta unidade reveste-se da maior importância para a região, é inovador, no sentido em que será feita recolha porta-a-porta dos recipientes de óleo.

Quem vive em cidades, que não tenha esta recolha de óleos, pode usar a opção da AMI, mas esta 'obriga' a ir entregar os óleos aos estabelecimentos por ela indicados. Mesmo assim mais vale do que deitar pelo esgoto... é um atentado ao ambiente, não se esqueçam disso.

Bom, eu hoje fui buscar o meu. Aqui está ele...

3 comentários:

ameixa seca disse...

Não sabia... a minha solução é mesmo juntar numa garrafa e levar a um dos locais aderentes da minha cidade. Vou fazer isso :)
Obrigada pela dica!

Anónimo disse...

Olá,
conheci este blog hoje. Muitos parabéns. Gostei muito. Tem receitas e ideias muito boas por aqui. Vou voltar.
Embora não tenha necessidade de reciclar óleo (não faço fritos) adorei estas garrafas. São menos uma desculpa para as pessoas não reciclarem o óleo.
Também tenho um blog de culinária. Se quiser apareça por lá.
Um abraço.
Susana.

Reflexos disse...

Obrigada pela visita e pelas palavras. Pois eu faço fritos... muito poucos, mas de vez enquando não resisto a umas batatinhas fritas ou uns rissois... pecados, né?
Compenso no pão, que faço em casa e fica mais saudável.
Vou já, já ver o seu blogue... adoro visitar blogues...
Beijos