Como se diz pão em...

...Português: Pão; ...Inglês: Bread; ...Holandês: Brood; ...Italiano: Pane; ...Espanhol: Pan; ..Francês: Pain; ...Grego: ψωμί; ...Russo: хлеб,... Alemão: Brot; . ... Sueco:

sábado, 28 de junho de 2008

Um fim de semana em Penedono-vale a pena!

Olá,

Hoje recebi uma 'news letter' de Penedono a anunciar que nos dias 5 e 6 de Julho há uma Feira Medieval . Lembrei-me, então, de vos falar um bocadinho sobre Penedono.
Já lá estive 2 vezes: a primeira em 2006. Fui lá parar por acaso e adorei, tanto que no ano seguinte e Novembro voltei lá com um grupo de amigos que também ficaram muito bem impressionados com os encantos da terra.

Das duas vezes ficamos na Estalagem de Penedono.

Aconselho o restaurante da Estalagem. É o Magriço e a relação preço/qualidade é muito convidativa!


E indo à Wikipédia, um bocadinho mais Penedono:

Penedono é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e subregião do Douro, com cerca de 1 100 habitantes.

É sede de um município com 132,70 km² de área e 3 445 habitantes (2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte e noroeste pelo município de São João da Pesqueira, a leste por Vila Nova de Foz Côa e por Meda, a sul por Trancoso e a oeste por Sernancelhe.

Erguendo-se a mais de 900 metros de altitude, o airoso e esbelto Castelo de Penedono pentagonal, classificado como Monumento Nacional, é um dos mais belos castelos do nosso país datado por volta de 900.

A vila de Penedono foi berço de Álvaro Gonçalves Coutinho, o célebre Magriço, eternizado por Luís de Camões, no seu poema épico – "Os Lusíadas".

O sincelo, congelamento das gotas de água nos telhados das casas, é próprio de uma região habituada a geadas e orvalhos durante o seu clima um pouco rigoroso no Inverno. "O Sincelo" também é um grupo de cantares de Penedono com actuações em todo o país, França e Suíça.

Este é um concelho que vive da sua maior colheita anual, exportando, nomeadamente para os Estados Unidos da América, a melhor castanha de excelência nacional.


...ainda da wikipédia, sobre o castelo, conta a Lenda

Sem comentários: