Como se diz pão em...

...Português: Pão; ...Inglês: Bread; ...Holandês: Brood; ...Italiano: Pane; ...Espanhol: Pan; ..Francês: Pain; ...Grego: ψωμί; ...Russo: хлеб,... Alemão: Brot; . ... Sueco:

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

As Francesinhas e as Cervejas da Taberna Belga

Para mim a palavra 'Francesinha' é algo que faz parte do meu vocabulário desde que me conheço. Na minha cidade, o Porto, em cada esquina há um café, por mais manhoso que seja, que confecciona este petisco. Uns melhor que outros, claro. Lembro-me que num café junto à estação de Campanhã havia fila para as comer. As do café Cenáculo eram também famosas. Ao Capa Negra e ao Galiza, apesar de a especialidade serem os rissóis, que eram deliciosos (ai os de camarão!), também havia quem lá fosse por elas!

E eu, a desmancha prazeres, não gosto! E não gosto porque não gosto de queijo (como é possível? -Perguntam.), não gosto de molhos e não gosto e está dito!

MAs (quase) todos os meus amigos gostam e por vezes lá lhe faço companhia na Taberna Belga, o lugar do momento para comer as ditas. Ainda não conheci quem não tivesse gostado. Por isso serão mesmo boas. O L. , que conhece as melhores das melhores, as do Porto, diz que estas não ficam a dever nada a essas, pelo que serão mesmo boas!

E hoje, dia de férias, lá fomos, eu e o L., à Taberna Belga comer uma Francesinha. 'Fomos' é como quem diz, pois eu cá comi um prego em pão chapata... sem queijo e com ovo. (Os esquisitos são assim!).
Havia fila, havia lista de espera e como não tínhamos pressa, esperamos. 

Mas a Taberna Belga não tem só Francesinha e Pregos em pão. Tem uma lista enorme de cerveja, Belga na sua maioria, pois está claro!
São cervejas pouco conhecidas da maioria, mas muito saborosas. Vale a pena experimentar.

O L. hoje bebeu esta:
Se há coisa que gosto, é que sirvam as bebidas nos copos da marca.



A taberna fica:

Rua Cónego Luciano Afonso dos Santos, loja 1A, 
4700-371 São Vicente,
Braga, 



Sem comentários: