Como se diz pão em...

...Português: Pão; ...Inglês: Bread; ...Holandês: Brood; ...Italiano: Pane; ...Espanhol: Pan; ..Francês: Pain; ...Grego: ψωμί; ...Russo: хлеб,... Alemão: Brot; . ... Sueco:

terça-feira, 5 de abril de 2011

Campanha 'Comer Bem é Mais Barato' arranca em 7 cidades

Evento terá lugar entre os dias 16 de abril até 7 de junho

No passado dia 15 de Março arrancou a Campanha 'Comer Bem é Mais Barato' criada pelas fundações Calouste Gulbenkian,e EDP e pela SIC, contando também com o apoio da DECO e da Associação Portuguesa de Nutricionistas. O objectivo desta campanha é contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas e da população em geral.
O mote da campanha centra-se em dois vectores fundamentais: uma alimentação mais equilibrada e saudável, por menos dinheiro. Baseia-se nos factores socioeconómicos que conduziram a mudanças radicais na sociedade portuguesas, alterando modos de vida, hábitos e costumes alimentares, a par das dificuldades da crise económica.
Contando com a coordenação científica da Professora Isabel do Carmo, um grupo de nutricionistas e especialistas em custos elaborou um conjunto de receitas completas e equilibradas, pelo valor de um euro, de modo a tornar mais eficiente a qualidade nutricional e a economia alimentar das pessoas.
«Comer bem e barato é possível», diz a professora Isabel do Carmo. «Quando falo em comer bem estou a referir-me a várias coisas…». Mencionando a importância do valor calórico dos alimentos e dos seus nutrientes, indispensáveis para fornecer energia e para a vida celular, Isabel do Carmo enaltece igualmente a necessidade do prazer e da fruição dos alimentos.
«Sentar-se à mesa não é uma obrigação: é mesmo uma alegria…», assim as pessoas consigam fazer as suas escolhas alimentares, numa boa relação de qualidade/preço.
Revelando uma notável preocupação em tocar a essência deste conceito, as diversas instituições e entidades envolvidas, desenvolveram a Campanha Comer Bem é Mais Barato com base nas seguintes acções:
1) De 15 de Março a 16 de Abril - Campanha publicitária no canal de televisão SIC, com inserção de spots «side by side», a par da realização e divulgação de peças informativas, em telejornais e programas de grande divulgação.
2) A partir de 16 de Abril e até 4 de Junho – Campanha de proximidade que se traduz na realização de acções públicas em sete cidades, que contarão com a presença de especialistas em nutrição e outros convidados.
Todos os sábados, num local específico e em sessões abertas ao público, serão confeccionadas, pelo “Chef André” da SIC, ementas simples e nutricionalmente completas no valor de 1 euro. O calendário desta campanha na estrada é o seguinte:
• 16 de Abril     Évora – Praça 1º de Maio
• 30 de Abril     Lisboa – Praça da Figueira
• 7 de Maio      Porto – Praça D. João I
• 14 de Maio    Coimbra – Praça 8 de Maio (perto do Mercado Municipal)
• 21 de Maio    Viana do Castelo – Praça 1º de Maio
• 28 de Maio    Faro – Parque da Pontinha
• 4 de Junho     Santarém – Largo Cândido dos Reis
Pelas 09h00 de cada manhã, o “Chef André” deslocar-se-á ao mercado para aconselhar as pessoas sobre a compra dos alimentos e posteriormente, pelas 11h00 confeccionará a ementa do dia no local seleccionado.  
Está ainda prevista a distribuição gratuita de um livro com as receitas divulgadas durante a campanha, elaboradas pelos especialistas da Associação Portuguesa de Nutricionistas e cujos preços foram calculados pelos técnicos da DECO. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá padeiros de serviço, gostei do blog. Falando em comer bem, para quando um post sobre pão sem glúten? Há imensa gente que não pode comer o pão "normal". Aqui em Braga a loja Coisas Kom Sentido já faz pão sem glúten todas as quintas-feiras... e não, não trabalho para eles ;-) Parece que o Jumbo também vai começar a fazer este pão.